Você sabia que a manufatura aditiva utiliza fibras de vidro a fim de aumentar as qualidades do filamento?

Você sabia que a manufatura aditiva utiliza fibras de vidro a fim de aumentar as qualidades do filamento?

Existem aplicações tão comuns no cotidiano que passam despercebidas pela curiosidade humana. A fabricação do vidro, por exemplo, é fascinante e remonta há aproximadamente sete mil anos, embora seu uso na construção civil tenha sido desenvolvido posteriormente. Como resultado, também são esquecidas outras produções que incluem esse material em sua composição.


Um exemplo disso é uso de fibras de vidro pela manufatura aditiva (AM), que tem o objetivo de aumentar as propriedades mecânicas do filamento. Na impressão 3D, esse material é adicionado a um polímero, a fim de melhorar as suas propriedades e criar um filamento compósito, ou seja, composto por mais de uma matéria-prima.


Os filamentos Ultrafuse® PC GF30 e Ultrafuse® PA6 GF30, desenvolvidos pela BASF Forward AM para o sistema FFF, tornam a impressão 3D mais versátil e adequada para processamento em impressoras convencionais. Disponíveis em nosso amplo portfólio de soluções para manufatura aditiva, ambos apresentam 30% de fibras de vidro em sua composição, o que intensifica a resistência a altas temperaturas, estabilidade dimensional e rigidez dos materiais.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.