Materiais classificados como compósitos são os que combinam propriedades que não podem ser atendidas de maneira isolada por materiais convencionais como ligas metálicas, cerâmicos e polímeros. Eles são encontrados principalmente em aplicações no ramo da construção civil, setor automotivo e aeroespacial.
Em geral, buscamos a solução nos materiais compósitos quando queremos combinar duas ou mais das seguintes propriedades:
Baixa densidade;
Propriedades mecânicas superiores (dureza, tração, impacto);
Propriedades elétricas específicas;
Resistência a determinados agentes químicos.
Em uma definição estrutural, os compósitos são formados pela combinação de dois materiais, denominados matriz e reforço. O material matriz é aquele responsável por conferir a estrutura do compósito, podendo ser um cerâmico, metal ou polímero. Já o material reforço é responsável por realçar alguma de suas propriedades desejadas, sendo apresentado na forma de partículas, microesferas ou fibras. Desta forma, as propriedades finais do compósito são dependentes da natureza dos materiais combinados e da proporção e formato do material de reforço.
Comprometida com o desenvolvimento da manufatura aditiva a nível industrial, a nossa parceira BASF 3D Printing Solutions desenvolveu diferentes grades de filamentos compósitos. Disponibilizamos em nosso portfólio os filamentos: Ultrafuse® PET CF15, Ultrafuse® PAHT CF15, Ultrafuse® PP GF30, Ultrafuse® PA GF30 e Ultrafuse® PC GF30; esses materiais atendem demandas extremamente exigentes e permitem que o usuário explore por completo o potencial da impressão 3D.
Tem interesse em conhecer mais sobre filamentos compósitos para impressão 3D? Entre em contato com nosso time de especialistas ou acesse www.additiva3d.com.br.