Existem diferentes materiais que podem suprir as necessidades da produção dos equipamentos destinados à manufatura aditiva (AM). A impressão 3D, assim como qualquer processo de engenharia mecânica, requer a compreensão plena dos instrumentos de fabricação para a obtenção de um bom resultado de produção.
Quando se utiliza uma impressora 3D FDM (modelagem de deposição fundida), a troca de filamentos requer certa precisão. Apesar disso, a alteração do material é simples de ser realizada e começa por meio do aquecimento da extrusora até que ela atinja a temperatura de fusão do material usado anteriormente - durante esse processo a mesa permanece inoperante, sem aquecimento.
Tanto o movimento de retirada quanto o de inserção do novo material são feitos a partir do controle da extrusora, que mostra um número negativo no display do equipamento quando o filamento está sendo puxado e número positivo quando é colocado. Para realizar a inserção do material basta posicionar o filamento escolhido no suporte, passá-lo pelo encaixe da extrusora e iniciar o processo de impressão.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.