A redução do tempo de produção é um dos grandes motivos dos usuários terem optado por aderir à impressão 3D em seu negócio. Segundo pesquisa divulgada pela Sculpteo, 25% dos usuários de manufatura aditiva recorrem à tecnologia, nas etapas de design e prototipação, para otimizar o processo de desenvolvimento de novos produtos.
Para atender aos diversos mercados em que a impressão 3D pode estar inserida, existem tecnologias e tipos de acabamento que tornam as peças mais personalizada e realistas, podendo passar por um tratamento que pode ser químico, térmico e/ou mecânico. Em alguns casos, pode ser realizado até mesmo mais de um deles para adquirir um resultado satisfatório.
No report “The State Of 3D Printing 2022” é apontado que o polimento – processo que garante brilho e textura uniforme à peça, é o acabamento mais utilizado na manufatura aditiva atualmente. Em seguida, os respondentes apontaram a utilização de pintura, necessária quando precisa conferir maior personalização e realismo à peça. Outros processos citados foram o tratamento químico e o tratamento térmico, que servem para garantir resistência a químicos e a altas temperaturas.
Outra opção dos usuários é realizar, quando necessário, o acabamento superficial utilizando massa para pequenos reparos nas impressões que precisaram de suporte e ficaram com marcas depois da sua remoção. Dessa forma, você dá um melhor tratamento à peça e, consequentemente, entrega uma melhor qualidade do seu produto.
Quer saber mais sobre impressão 3D? Fale com o nosso time de especialistas em atendimento3d@additiva.com.br ou acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado.