Você conhece o durômetro Shore, equipamento usado para medir a dureza de diversos materiais, inclusive os de impressão 3D?

Você conhece o durômetro Shore, equipamento usado para medir a dureza de diversos materiais, inclusive os de impressão 3D?

É crucial que todas as criações da engenharia passem por rigorosos testes para definir exatamente suas propriedades técnicas. Os métodos de testagem, específicos para cada objetivo, determinam valores como o da resistência mecânica, ductilidade, dureza, tenacidade e resistência ao impacto dos materiais, assegurando o uso prático dos produtos.


A BASF Forward AM, por exemplo, usa a medida de dureza Shore, criada pelo metalúrgico americano Albert Shore. Os produtos BASF são classificados entre as escalas Shore A e Shore D, que variam de 0 (menor dureza) a 100 D (maior dureza). O filamento flexível Ultrafuse® TPU 95A, disponível em nosso estoque para aquisição, apresenta 95 de dureza, conforme a escala Shore A, por exemplo.


Ultracur3D® RG 50, um fotopolímero que faz parte do nosso amplo portfólio de materiais para manufatura aditiva (AM), é excepcional para aplicações que requerem alta rigidez. Essa resina apresenta classificação de dureza de 80D, o que a torna ideal para a fabricação de gabaritos e peças automotivas, por exemplo.


Os valores de dureza são obtidos ao pressionar a ponteira do durômetro, geralmente esférica e feita de aço endurecido, contra o objeto sendo testado. Assim, o cálculo de Shore é realizado com base na extensão da área afetada pela ponta no material de teste, também conhecido como indentação.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.