Você conhece esses três tipos de pós-processamento utilizados na manufatura aditiva?

Você conhece esses três tipos de pós-processamento utilizados na manufatura aditiva?

No geral, todos os produtos precisam passar por algum tipo de pós-processamento. A usinagem, com foco na produção de peças metálicas, utiliza em sua maioria polimento e o vibroacabamento como forma de proporcionar à peça um acabamento de qualidade. A manufatura aditiva (AM) tem o pós-processamento não apenas para melhorar a aparência das peças, mas também para aumentar sua durabilidade e aprimorar suas propriedades mecânicas em determinadas situações.


diversos métodos para o acabamento de um produto, e eles podem, a fim de reforçar a peça final, se substituírem ou trabalharem de forma conjunta; esse é o caso das peças metálicas impressas em 3D. Uma das maneiras de garantir um acabamento satisfatório para objetos metálicos impressos em 3D é utilizar a técnica de "tamboreamento", que é considerado um método de polimento e nivelamento eficaz.


A técnica de "alisamento químico", desenvolvida pela Sculpteo, tem como objetivo principal aprimorar o acabamento por meio da remoção de linhas de impressão ou possíveis imperfeições em peças fabricadas com pós de sinterização a laser (SLS). Entre os exemplos de materiais compatíveis com essa tecnologia, podemos citar os Ultrasint® TPU 88A e Ultrasint® PA11 CF, ambos disponíveis em nosso diversificado portfólio de pós para impressão 3D.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.