Você conhece a superfície de polipropileno usada como base nas impressoras de filamentos?

Você conhece a superfície de polipropileno usada como base nas impressoras de filamentos?

A complexidade dos processos de fabricação na manufatura aditiva (AM) muitas vezes fica apenas focada nos parâmetros internos da impressora, como a temperatura do bico de extrusão, por exemplo. No entanto, também é importante conhecer a superfície onde o produto será depositado. Essa superfície, também conhecida como mesa de impressão, pode ser fabricada com diversos materiais, e um deles é o polipropileno (PP), principalmente pelo preço acessível.


Esse plástico translúcido é barato, se comparado a outros, e possui atributos confiáveis e usáveis em suas aplicações. O polipropileno, quando vendido em finíssimas camadas, como folhas, que serão utilizadas como mesa de construção demonstram uma pequena flexibilidade, permitindo manejar as pequenas dobras da mesa a fim de facilitar a retirada do produto ali construído.


Um benefício desse material como superfície é sua resistência a temperatura, podendo suportar cerca de 120 °C. Como os plásticos para impressão 3D são matérias-primas facilmente convergentes, ainda mais os iniciais, o polipropileno (PP) demonstra ser uma boa escolha como mesa de impressão, principalmente quando se utiliza ele mesmo como material impresso, assim como o Ultrafuse® PLA, Ultrafuse® ABS, Ultrafuse® PET e Ultrafuse® TPU, todos disponíveis em nosso extenso catálogo de materiais para manufatura aditiva.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.