Uma visão sobre a FORMNEXT 2023 e as tendências do mercado.

Uma visão sobre a FORMNEXT 2023 e as tendências do mercado.

Em novembro deste ano, entre os dias 07 e 10, aconteceu em Frankfurt a edição anual da principal feira europeia de manufatura aditiva e impressão 3D industrial. A FORMNEXT recebeu mais de 32 mil visitantes de todo o mundo para acompanhar o que os 859 expositores tinham para apresentar nos seus 4 pavilhões do MESSE FRANKFURT, um grande centro de eventos da cidade alemã. Para se ter uma ideia, cada um desses espaços tem aproximadamente o tamanho do pavilhão do São Paulo Expo – ou seja, tinha muita coisa para se ver.


Essa é a terceira edição da feira que tenho a oportunidade de participar (as outras duas foram 2019 e 2022), uma amostragem interessante para perceber algumas tendências surgirem e se consolidarem no cenário global da manufatura aditiva. Foi assim com o avanço das tecnologias de impressão 3D metálica, que continuam sendo grande destaque no número de stands e lançamentos, e tem sido assim com a impressão com pellets e braços robóticos.


A FORMNEXT 2023 mostrou que a tecnologia está amadurecendo as relações entre as empresas do segmento, que agora trabalham juntas para desenvolver soluções que auxiliem os setores industriais ainda relutantes à impressão 3D a adotarem esse processo de fabricação. Um bom exemplo disso é o programa ‘AM I Navigator’ (Additive Manufacturing Industrialization Navigator). O projeto foi apresentado por um pequeno grupo composto por cinco grandes empresas de manufatura aditiva do mundo, e seu principal objetivo é guiar as empresas na adoção da tecnologia 3D, além de apresentar maneiras de escalar o uso da manufatura aditiva em seus processos. Um dos alicerces da iniciativa é definir os estágios de adoção da manufatura aditiva, assim como os materiais, equipamento e automação.


Outra tendência observada foi a atenção com que as empresas de manufatura aditiva estão dando às impressoras capazes de fabricarem grandes volumes e em alta velocidade. Apostar nessa estratégia é essencial para atender à demanda de indústrias como a automotiva, aeroespacial e construção civil, tornando a impressão 3D muito mais acessível. Pellets foi outra tendência observada; a impressão 3D com pellets oferece uma ampla variedade de materiais e permite o processamento em velocidades mais rápidas, o que a torna uma solução ideal para a produção de peças de grande volume. 


Materiais para altas temperaturas seguem sendo um ponto chave para algumas indústrias, e os materiais para aplicações em altas temperaturas são essenciais para atender às demandas de indústrias que operam em ambientes agressivos. As empresas estão desenvolvendo novos materiais que suportem temperaturas cada vez mais altas, como o caso do pó de sinterização Ultrasint® PA11 rCF, suportando até 190 °C.


As novidades apresentadas na FORMNEXT 2023 vão além desse texto, mas de qualquer forma, a sensação ao sair do evento é que a tecnologia está cada vez mais apta às soluções que anseiam as indústrias, e que as principais empresas do setor estão engajadas em tornar o processo de adoção cada vez mais fácil.


Autor: Bruno Oliveira.


Acesse nosso site e acompanhe nossas redes sociais para ficar por dentro de tudo sobre materiais para impressão 3D.