Um dos principais empecilhos da impressão 3D, em comparação com demais processos de manufatura, é a necessidade de uma camada impressa ser sustentada por outra anterior, ou seja, qualquer peça que possua uma angulação maior que 45° ou uma ponte de mais de 10mm requer uma estrutura de apoio.
Em impressoras FFF com apenas um bico extrusor, a solução é gerar estruturas de suporte com o mesmo material da peça e retirá-los mecanicamente após o término do processo; mas em impressoras que possuem extrusores duplos há outra possibilidade: a utilização de dois materiais diferentes, sendo um deles especificamente para a impressão do suporte.
Esse polímero servirá de base para a deposição do material principal, permitindo que a peça tenha um acampamento superficial melhor. Os filamentos de suporte podem ser solúveis em solvente ou água, não sendo necessária retirada mecânica.
Ultrafuse® HiPS é um termoplástico de engenharia de alta qualidade muito conhecido na indústria de impressão 3D; esse material oferece uma boa resistência ao impacto, excelente estabilidade dimensional e fácil pós-processamento, sendo uma ótima opção de suporte para o Ultrafuse® ABS.
Quer ficar por dentro de todas as notícias relacionadas ao mundo da impressão 3D? Continue acompanhando nossas redes sociais ou acesse www.additiva3d.com.br.