Os termoplásticos, quando combinados com fibras de carbono ou vidro, se tornam uma estratégia interessante para a produção de peças que demandam maior resistência e menor peso. Na impressão 3D, por sua vez, a utilização de filamentos que possuam fibras de carbono ou vidro em sua composição, ressaltam as propriedades do polímero base e melhoram sua performance na fabricação de peças por extrusão sem que seja necessário adaptação de maquinário.
A combinação de fibras de carbono ou vidro com polímeros tradicionais, como o polipropileno (PP) ou polietileno tereftalato (PET), atuam como um reforço no filamento, resultando em um material com melhores propriedades térmicas e mecânicas, e se tornando uma opção interessante quando o produto final requer mais resistência e menos peso.
Um exemplo disso é o Ultrafuse® PAHT CF15, disponível em nosso portfólio de soluções para manufatura aditiva (AM), filamento de poliamida de alta temperatura que apresenta em sua composição 15% de fibra de carbono. Essa adição torna esse material ideal para o setor automotivo, apresentando resistência a altas temperaturas, ótima rigidez e resistência mecânica.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.
#3d #3dmodel #3dprinting #impressora #impressao3d #impressao #additivemanufacturing #tecnologia #redessociais #fotopolimero