Embora atualmente a manufatura subtrativa seja a principal técnica utilizada para a fabricação de moldes, a impressão 3D também está crescendo nesse mercado. A concorrência se dá em virtude dos inúmeros benefícios apresentados pela manufatura aditiva, ainda mais se comparado às técnicas tradicionais, como a usinagem.
Moldes que utilizam da técnica de usinaria são exemplos comuns empregados na fabricação de componentes mecânicos. No entanto, por utilizar de matéria-bruta a cada novo molde, como ferro ou aço, o processo de moldagem torna-se custoso e demorado. Além disso, os processos de usinagem contam com inúmeros métodos de operações de alta precisão, mas pecam nos acabamentos superficiais.
Com a manufatura aditiva, é possível agilizar e baratear o processo de fabricação de moldes, o que diminui consideravelmente as remodelações em caso de erros na fabricação. Além disso, a grande variedade de materiais disponíveis no mercado de impressão 3D possibilita o desenvolvimento de moldes com alta qualidade superficial e precisão, comparáveis às técnicas tradicionais de fundição.
O Ultracur3D® RG 1100, disponível em nosso portfólio de resinas para impressão 3D, pode ser utilizado para a confecção de moldes para vazamento de PU, por exemplo. Entre tantos benefícios, podemos citar alta resistência à temperatura, alta rigidez e ótimo acabamento superficial deste material.
Quer saber mais sobre nossa linha de filamentos metálicos para impressão 3D? Fale com o nosso time de especialistas em atendimento3d@additiva.com.br ou acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado.