OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A BIOCOMPATIBILIDADE DOS FILAMENTOS PARA IMPRESSÃO 3D.

OS AVANÇOS TECNOLÓGICOS E A BIOCOMPATIBILIDADE DOS FILAMENTOS PARA IMPRESSÃO 3D.

Os polímeros sintéticos conquistaram grande relevância na vida moderna, e a área da saúde tem se beneficiado de forma interessante com o desenvolvimento e uso desses materiais.

Os avanços tecnológicos na área dos biomateriais, proporcionam a produção e desenvolvimento de acessórios que permitem um aumento na qualidade de vida de inúmeras pessoas. Para que um polímero possa ser utilizado em determinadas aplicações, precisamos considerar os conceitos de biocompatibilidade, que é a capacidade de um material ter uma resposta apropriada a sua finalidade sem causar reações indesejáveis no corpo humano, como alergias, inflamações ou toxicidade, devido ao seu contato com tecidos e fluidos como o sangue. 

A manufatura aditiva trouxe para a indústria médica a possibilidade de adaptar, de forma rápida, variados tipos de próteses, órteses, calçados e vestimentas, tornando-os adequados a cada tipo de corpo, profissão ou idade; mas além da preocupação com conforto e funcionalidade é preciso se atentar à biocompatibilidade dos materiais utilizados para impressão 3D, desenvolvendo peças mais adequadas seguras ao contato com a pele.

Trazemos em nosso portfólio de soluções para impressão 3D seis filamentos testados conforme as norma ISO de biocompatibilidade - onde são considerados casos de citotoxidade, irritação e sensibilidade da pele, são eles:


  1. Ultrafuse® TPU 64D: filamento perfeito para aplicações funcionais que combinam flexibilidade e resistência;


  1. Ultrafuse® TPU 95A: filamento com excelente resistência à abrasão, flexibilidade e durabilidade;


  1. Ultrafuse® TPU 85A: filamento perfeito para aplicação em indústrias calçadistas, pois apresenta bom desempenho de desgaste e bom comportamento de amortecimento;


  1. Ultrafuse® TPS 90A: filamento ideal para aplicação em grips e empunhaduras, apresenta toque macio e antiderrapante;


  1. Ultrafuse® PP: filamento ideal para aplicações que exigem resistência, baixo peso e resistência a produtos químicos;


  1. Ultrafuse® PLA PRO 1: material extremamente versátil e resistente para impressões em alta velocidade.


Quer saber mais sobre os materiais biocompatíveis do nosso portfólio BASF FORWARD AM?

Fale com o nosso time de especialista em atendimento3d@additiva.com.br ou acesse www.additiva3d.com.br.