Olimpíadas do Japão tem pódios fabricados por Impressão 3D.

Olimpíadas do Japão tem pódios fabricados por Impressão 3D.

Após quase 1 ano de dúvidas e incertezas sobre a realização ou não das olimpíadas, devido aos problemas do COVID-19, finalmente estamos conseguindo acompanhar os melhores atletas em busca da tão sonhada medalha olímpica.

Para esta edição das olimpíadas, o Comitê Organizador do Japão preparou diversas ações que são voltadas para temas importantes como sustentabilidade, tecnologia e reciclagem. Talvez uma das mais inovadoras, para nós com certeza a principal, foi a campanha realizada junto com a empresa P&G (Procter & Gamble) para fabricar os pódios utilizando a tecnologia de impressão 3D com plástico reciclado.

Em 2019, a P&G começou uma campanha incrível para recolher embalagens plásticas (feitas em polietileno e polipropileno) para transformar em filamento e usar nas impressoras 3D. O projeto conseguiu arrecadar muito mais do que o esperado e bateram a marca de mais de 24,5 toneladas, que foram usadas para produzir os mais de 80 pódios para Olímpiadas e Paraolimpíadas.

O artista plástico responsável pelo emblema dos jogos de Tokyo 2020, Tokolo Asao, foi também o responsável pela ideia da criação do pódio com estas características. Segundo ele, o design incorpora uma mensagem de diversidade e inclusão, com padrões e estilos geométricos modernos.

Cada pódio foi construído com uma série de pequenos módulos em forma de cubo impressos em 3D, que foram conectados para formar os três pedestais tradicionais. Para os jogos Paraolímpicos, eles podem ser transformados em uma plataforma achatada e acessível.

Além de material reciclado, os anéis olímpicos localizados frente aos pódios foram feitos em alumínio reciclado, originalmente usado para formar um alojamento temporário para desabrigados pelo grande terremoto no leste do Japão em 2011.


Quer saber mais sobre o universo da manufatura aditiva e como ela contribuir no seu negócio?

Entre em contato conosco !