Um dos principais benefícios da produção de peças por meio da manufatura aditiva é a liberdade de design. Isso é particularmente importante quando queremos imprimir peças com geometrias complexas ou resistência mecânica em eixos específicos.
No entanto, existem limitações no que a impressão 3D com filamentos consegue oferecer. Por exemplo, pontes e overhangs com mais de 45° são verdadeiros desafios no processo; mas isso não significa que peças com essas características devem ser evitadas: estruturas de suporte permitem a impressão de geometrias complexas e ângulos abertos, podendo ser produzidos de duas maneiras: com o mesmo material da peça ou com um filamento desenvolvido especificamente para fabricação dessas estruturas, sendo facilmente removidos após a impressão.
No caso de impressoras que possuem apenas um extrusor, a solução será produzir o suporte com o material da peça. Assim, a remoção deverá ser feita mecanicamente por meio de quebra ou em uma etapa de acabamento, contudo, o risco de danificar a peça é maior por conta da alta interação entre suporte e peça.
Se a impressora utilizada possuir duplo extrusor, a remoção de suporte pode ser muito mais fácil, sem praticamente nenhuma intervenção manual. Isso porque é possível utilizar um filamento de suporte solúvel, como Ultrafuse® BVOH ou Ultrafuse® HiPS. Com suporte solúvel, é necessário apenas levar a peça da mesa de impressão para um banho de líquido. O Ultrafuse® BVOH é facilmente dissolvido em água, enquanto o Ultrafuse® HiPS deve ser imerso em Limoneno.
Quer ficar por dentro de todas as notícias relacionadas ao mundo da impressão 3D? Continue acompanhando nossas redes sociais.