Fundamental para o desenvolvimento da manufatura aditiva a nível industrial, o mercado de materiais para impressão 3D vem crescendo constantemente ao longo dos últimos anos. Porém, alguns desafios ainda fazem parte dessa realidade, dificultando a adoção da impressão 3D por grande parte das empresas. Dentre os fatores citados pelos especialistas, podemos ressaltar a disponibilidade de materiais de alta performance para impressão de metais - considerando disponibilidade local, materiais com tecnologia avançada e que atendam às mais diversas propriedades mecânicas e químicas.
O portfólio BASF Ultrafuse® conta com dois filamentos para impressão 3D metálica: Ultrafuse® 316L e Ultrafuse® 17-4PH. O processamento na impressora de ambos é o mesmo já que possuem o mesmo polímero base (poliacetal – POM) na composição. Mas em termos de propriedades e aplicações, quais são as principais diferenças entre estas ligas?
Em primeiro lugar, ambos materiais são ligas de aço inoxidável, ou seja, a resistência à corrosão é um grande destaque: podem ser aplicados em ambientes quimicamente agressivos e apresentar maior durabilidade que as ligas de aço comum.
O Ultrafuse® 316L é conhecido por apresentar a maior resistência à corrosão, sendo ideal para ambientes úmidos e salinos, mesmo em altas temperaturas.
O Ultrafuse® 17-4PH é o material que apresenta as melhores propriedades mecânicas e dureza. Isso o torna ideal para aplicações que exijam o uso de ligas metálicas em geral. Além disso, maiores níveis de dureza podem ser obtidos por um tratamento térmico de envelhecimento.
Quer conhecer mais sobre filamentos metálicos para impressão 3D? Entre em contato com nosso time de especialistas!