Construir uma casa ou um prédio pode ser um processo longo, mas o avanço da tecnologia permite que o tempo de finalização e o custo total da obra caia em até 50%, auxiliando também no gerenciamento de obras e aumento da produtividade.
Apesar das casas impressas em 3D não serem uma novidade no mundo da arquitetura, a tecnologia ainda é pouco explorada no ramo; com grande potencial, a manufatura aditiva permite que uma casa seja montada em um dia, após suas peças serem impressas - um eletricista consegue realizar a instalação elétrica em pouco mais de duas horas em modelos impressos por meio da tecnologia.
Casos como o da BioHome3D, uma casa completamente impressa por meio de materiais sustentáveis, já foram testados e aprovados nos EUA. Propostas como essas possuem ainda o benefício de poupar no escasso material e mão-de-obra que alimenta a crise de habitação do país.
Além disso, a manufatura aditiva apresenta demais oportunidade para o setor e pode ser utilizada de diversas formas, entre elas para a construção de maquetes, facilitando o planejamento do canteiro de obras, para "contour crafting" - tecnologia para impressão de carcaças residenciais e ''concrete printing'', um processo de construção com base em extrusão de argamassa e cimento.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.