Impressão 3D chega à logística para reduzir estoque e desperdícios.

Impressão 3D chega à logística para reduzir estoque e desperdícios.

Atualmente, a impressão 3D é um dos mercados que mais vem crescendo e se destacando, especialmente, porque o avanço tecnológico está favorecendo o aprimoramento dos equipamentos, materiais, softwares e demais mecanismos presentes nesse universo incrível. Além de contribuir com a produção de inúmeros tipos de protótipos e auxiliar na definição de processos industriais, a manufatura aditiva começou a ser uma grande aliada para aumentar a eficiência logística das empresas.

Imagine que para montar uma bicicleta, por exemplo, é necessário ter todas as peças prontas antes da sua montagem: os guidões, o quadro, os pedais, as rodas. Utilizar a impressão 3D para gerar essas peças resulta em ganho de tempo e dinheiro, afinal a produção por meio dessa tecnologia leva apenas algumas horas e pode ser feita internamente, dispensando a necessidade de um ou mais fornecedores - que trazem com eles custos de transporte e extensos prazos de entrega.

Outro benefício é a diminuição de investimentos com estoque, onde todo o espaço reservado para a armazenagem dessas peças se torna desnecessário. Além disso, essa tecnologia também traz vantagens quando diminui a necessidade de importação de peças produzidas em outros países, que geram custos altos devido ao volume de transportes, cargas aéreas e taxa de câmbio.

Além de gastar menos energia, as impressão 3D reduz drasticamente a produção de resíduos, pois utilizam exatamente o material necessário para a produção, trazendo eficiência logística e ganhos para o planeta. Nas fabricações tradicionais, 70% dos materiais utilizados acabam sendo descartados.

Quer saber mais sobre os benefícios da impressão 3D?

Acesse www.additiva3d.com.br ou contate nosso time de especialistas em atendimento3d@additiva.com.br.