Como melhorar as propriedades mecânicas de peças de aço inox Ultrafuse® 17-4PH.

Como melhorar as propriedades mecânicas de peças de aço inox Ultrafuse® 17-4PH.

Um dos destaques do nosso portfólio de materiais para manufatura aditiva, é o Ultrafuse® 17-4PH, da BASF FORWARD AM, filamento que permite a produção de peças 100% metálicas a partir de impressão 3D.

O 17-4PH é uma liga de aço inoxidável, que combina resistência à corrosão com boas propriedades mecânicas. Isso permite que o filamento produzido com esta liga seja aplicado em diversas indústrias, entre elas a petroquímica, naval, aeroespacial, automotiva e médica.

Em comparação com Ultrafuse® 316L, outra opção metálica presente em nosso portfólio, o Ultrafuse® 17-4PH se destaca por sua dureza e, por isso, é considerado o metal ideal para aplicações funcionais.

Mas, você sabia que os níveis de dureza do material podem ser aumentados com o tratamento térmico na peça?

O tratamento térmico de envelhecimento consiste no aquecimento da peça metálica em temperaturas relativamente baixas por um determinado período de tempo, com objetivo de precipitar alguns elementos de liga dissolvidos no metal. Esses precipitados impedem que o material distorça quando submetido à aplicação de uma força, resultando em uma maior dureza e resistência mecânica.

O tratamento é realizado em um forno com uma temperatura média de 480°C. Inclusive, esse processo pode ser realizado ainda durante o processo de sinterização: na rampa de resfriamento, parando a temperatura de envelhecimento antes de retornar à temperatura ambiente.

Ao final do processo, a peça apresentará maior dureza e resistência ao desgaste, aumentando seu tempo de vida útil na aplicação.

Quer ficar por dentro de todas as informações do universo de impressão 3D? Continue acompanhando nossas redes sociais ou acesse: www.additiva3d.com.br