Como funciona o processo de impressão 3D utilizando resinas fotocuráveis em máquinas LCDs?

Como funciona o processo de impressão 3D utilizando resinas fotocuráveis em máquinas LCDs?

Atualmente, existem diversos métodos de impressão 3D disponíveis no mercado internacional. A indústria analisa recorrentemente a viabilidade da fabricação de produtos utilizando resinas fotocuráveis. O objetivo é substituir outros métodos tradicionais de impressão 3D, como a deposição de filamento fundido (FDM).


Sendo assim, se o setor industrial optar pelo uso de resinas fotocuráveis como matéria-prima na fabricação de determinados produtos, dominar o processo de impressão torna-se indispensável. Para a utilização desse insumo, é necessário a utilização de impressoras 3D com sistema de cura por luz UV, como, por exemplo, a tecnologia LCD (Liquid Crystal Display, em inglês).


Nesse sistema, a cura da resina é realizada a partir da luz de LED dissipada pelo display LCD, que emite raios ultravioleta (UV)solidificando o material submerso em um tanque. Os pontos de luz do LED podem ser acesos e apagados conforme o algoritmo do software de impressão, curando o fotopolímero. Quando isso ocorre, a impressora constrói camada por camada, repetindo esse processo até o término do produto final.


Em nosso portfólio você encontra soluções avançadas em fotopolímeros para impressão 3D, atendendo a mais ampla gama de aplicações em manufatura aditiva com materiais voltados para obtenção de peças com características específicas como, alta rigidez, boa flexibilidade ou resistentes a altas temperaturas.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.