Como a impressão 3D pode ser mais vantajosa para fabricação de moldes odontológicos se comparada à fabricação por gesso?

Como a impressão 3D pode ser mais vantajosa para fabricação de moldes odontológicos se comparada à fabricação por gesso?

As próteses odontológicas sempre estiveram presentes em nosso cotidiano. Além da estética, esses aparelhos visam assegurar a saúde bucal, facilitando a fonética e mastigação, ocasionando na melhora da qualidade de vida.


Há muitos anos a odontologia desenvolve próteses personalizadas a partir do gesso, mas esse processo de fabricação pode ser longo e levar semanas para ser entregue. A modelagem, por sua vez, é realizada com borracha ou argila, materiais que podem causar desconforto ao paciente. Além disso, a falta de precisão no molde pode resultar em aparelhos defeituosos que exigem a repetição do procedimento e aumentam o tempo de entrega do produto.


Por possuir uma ampla gama de aplicação, a impressão 3D tem conquistado o mercado odontológico. Com a manufatura aditiva (AM), produtos dentários são preservados dos defeitos de fabricação e carregam alta-fidelidade à estrutura dentária do paciente. O processo de confecção do molde, que antes era realizado por meio da mordida, agora é digitalizado, renderizado e impresso com material 3D, resultando, por exemplo, em próteses extremamente precisas.


O Ultracur3D® DM 2505, disponível em nosso portfólio de resinas para impressão 3D, é ideal para aplicações odontológicas, como próteses e moldes. Os produtos a base dessa resina são laváveis em água, evitando contato com produtos químicos. Além disso, esse fotopolímero é ideal para moldes de termoformagem, possibilitando inúmeros resultados.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.