A impressão 3D revolucionou a indústria, oferecendo aos designers um novo e emocionante conjunto de ferramentas que lhes permite otimizar o processo de design, realizar protótipos de maneira rápida e eficiente, criar peças personalizadas com geometrias cada vez mais complexas e promover a sustentabilidade através do uso de materiais reciclados.
A criação de um novo produto, por exemplo, inclui uma sequência de tentativas e erros para que se consiga atender às necessidades do mercado. Após a primeira ideia, diversos testes devem ser realizados para analisar a viabilidade do item, além de garantir a segurança da criação. Esse processo é chamado de prototipagem; é nele que será possível identificar problemas relacionados à ergonomia, usabilidade e design.
Há pouco tempo, a produção dos protótipos normalmente era realizada de forma manual. Isso mudou com o avanço da modelagem computacional, que possibilitou a produção de protótipos virtuais em menor tempo. Entretanto, para algumas etapas da produção, uma amostra física ainda é necessária.
Com o avanço da tecnologia e o surgimento da indústria 4.0, a impressão 3D começou a ser aplicada para essa finalidade, possibilitando a redução do tempo de fabricação, aumentando o período de teste, o número de testes realizados e, consequentemente, a quantidade de adequações que o projeto irá sofrer.
Por permitir uma modelagem digital, essa tecnologia gera uma redução de custos e economia de materiais. A redução dos desperdícios dentro das fábricas é fundamental para tornar o processo mais sustentável e adequado com as expectativas de mercado. Além de ser considerada um diferencial, a impressão 3D pode auxiliar no gerenciamento de resíduos da linha produtiva, possibilitando a prática da reciclagem na indústria.
Quer saber mais sobre a nossa linha de resinas para impressão 3D? Entre em contato com o nosso time de especialistas ou acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.