Ambientes extremos: como a Impressão 3D pode auxiliar na produção de peças expostas a altas temperaturas?

Ambientes extremos: como a Impressão 3D pode auxiliar na produção de peças expostas a altas temperaturas?

Seja no setor automotivo, transformação de plástico, metalomecânico ou manufatura em geral, uma das propriedades mais requisitadas para materiais é a resistência a altas temperaturas. Para os filamentos de impressão 3D, isso não é diferente.

Um material resistente a altas temperaturas é aquele que consegue manter seu formato e funcionalidade em ambientes de temperaturas elevadas. Em geral, essa não é uma propriedade comum para os polímeros commodities, sendo mais encontrada nos plásticos de engenharia, alta performance ou nos compósitos com fibra de vidro e carbono.

O Ultrafuse® PP GF30, Ultrafuse® PAHT CF15, Ultrafuse® PPSU e Ultrafuse® PEI 9085 presentes em nosso portfólio de filamentos compósitos podem produzir peças com ótima resistência térmica, podendo resistir a picos de temperatura de até 220°C.

A escolha do material para aplicações em altas temperaturas é essencial pois ela definirá se a peça manterá sua propriedade na temperatura de trabalho. Por isso, devemos saber analisar as propriedades que indicam a resistência térmica de um determinado material. Estas informações podem ser acessadas nas fichas técnicas de cada filamento BASF Ultrafuse®.

Para mais informações sobre filamentos resistentes a altas temperatura, entre em contato com nosso time de especialistas ou nossos revendedores credenciados.