Estamos vivendo um momento sem igual para o mercado de manufatura aditiva. Em praticamente todos os mercados ou setores industriais existem possibilidades de aplicação para a impressão 3D. Sem dúvida, uma das aplicações mais promissoras está na área médica. Hoje em dia, é difícil imaginar um ambiente médico-hospitalar, ou até mesmo laboratórios e consultórios odontológicos, onde não estejam presentes materiais poliméricos em suas mais diferentes formas e usos – um grandioso potencial para a manufatura aditiva.
Peças precisas são essenciais no mercado odontológico, por exemplo, pois como você sabe os dentes são diferentes de pessoa para pessoa e são uma característica importante para a interação humana. Utilizando um simples dispositivo de scanner intra-oral, é possível obter com muito mais conforto todas as características anatômicas dos dentes e tecidos orais dos pacientes. Uma prótese dentária feita em uma impressora 3D pode ser utilizada como prova para melhor adequação de uma prótese final. E também já temos situações nas quais foi possível imprimir uma mandíbula com todas as suas características anatômicas reais.
Os especialistas da nossa parceira @BASF Forward AM, em colaboração com o laboratório dentário alemão Organical CAD/CAM GmbH, testaram e aferiram a precisão do Ultracur3D® DM 2505 - uma resina rígida, uma solução perfeita para modelagem 3D e moldagem para aplicações odontológicas.
A altíssima precisão de impressão e detalhamento desta resina pode reduzir o custo por peça para fabricantes de próteses dentárias e clínicas, reduzindo o pós-processamento e o tempo de adaptação. Não são necessários produtos químicos de limpeza, pois as peças impressas podem ser lavadas com água.
Uma coisa é certa, os profissionais da área odontológica e dentistas terão que conviver cada vez mais com a tecnologia em seus consultórios.
Quer saber mais sobre as aplicações da impressão 3D e seus benefícios? Acompanhe nossas redes sociais ou entre em contato diretamente com nosso time de especialistas.