Você conhece o termo CAD, bastante utilizado na arquitetura e engenharia, que também é usado para impressão 3D?

Você conhece o termo CAD, bastante utilizado na arquitetura e engenharia, que também é usado para impressão 3D?

Com o uso de algoritmos de software, um arquiteto pode visualizar na tela de seu computador o resultado do próximo imóvel que irá construir detalhadamente. Assim, empreendimentos que demandam precisão em projeções e medições são elaborados utilizando algum software de modelagem em 3D, comumente chamado de CAD.


O Computer Aided Design (CAD) ou Desenho Assistido por Computador (DAC) é um termo amplamente usado para se referir aos softwares de modelagem 3D. A expressão está presente no mercado há mais de sete décadas, provando sua longevidade e relevância nos campos da arquitetura, do design e da engenharia. Esses softwares geralmente têm funções específicas, como a realização de protótipos digitais, a documentação de projetos e a modelagem de peças que serão impressas em 3D. 


Assim como existem diversos tipos de aplicação para o software CAD, existem variadas formas de se trabalhar nele. Um exemplo é a modelagem sólida, mais voltada para profissionais iniciantes, já que utiliza formas geométricas mais simples para a construção de projetos. A modelagem orgânica, por sua vez, é mais complexa e muito utilizada na personalização dos modelos, já que permite a livre deformações das formas.


Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.