Ultrafuse® PET CF15: Desenvolvimento de peças com alta rigidez para o setor automotivo e aeroespacial.

Ultrafuse® PET CF15: Desenvolvimento de peças com alta rigidez para o setor automotivo e aeroespacial.

Peças impressas em 3D com filamentos que apresentam em suas propriedades a característica de alta rigidez, garantem ao produto final uma série de vantagens se comparado a outros materiais. A rigidez de uma peça é definida como a capacidade do produto de resistir à deformação, mantendo sua forma e estrutura sob pressão ou carga. Essa propriedade torna o material uma escolha ideal para aplicações que exigem tolerância ao impacto, como, por exemplo, aplicações para o setor aeroespacial e automotivo.


Ultrafuse® PET CF15, presente em nosso portfólio de soluções para manufatura aditiva, é um filamento de tereftalato de polietileno reforçado com 15% de fibra de carbono. As fibras de carbono, em seu estado puro, são consideradas cinco vezes mais fortes e duas vezes mais rígidas que o aço. Filamentos que possuem este aditivo em sua composição apresentam melhor desempenho, sem alterar a sua densidade final.


O Ultrafuse® PET CF15 apresenta um conjunto de benefícios amplo, com baixa absorção de umidade, excelente resistência mecânica, resistência térmica, alta rigidez e, ainda, é considerado mais fácil de processar que outros filamentos reforçados presentes no mercado. Devido às suas propriedades superiores, este material é indicado para aplicações industriais exigentes. Sua elevada estabilidade dimensional e baixa absorção de umidade o tornam a solução perfeita para aplicações em carcaças automotivas, que estarão constantemente suscetíveis a impactos e exposto a ambientes adversos.


Quer saber mais sobre nosso portfólio de filamentos? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.