Fundamental para o desenvolvimento da manufatura aditiva em nível industrial, os filamentos compósitos são considerados materiais de alto desempenho capazes de produzir peças para aplicações complexas, como, por exemplo, componentes eletrônicos, automotivos e aeroespaciais.
Os filamentos compósitos são apresentados com dois tipos de materiais em sua fórmula: a matriz e a garantia. A matriz é responsável pela estrutura do material, que normalmente é uma cerâmica, metal ou polímero. Já o reforço é responsável por destacar ainda mais as propriedades do material matriz.
Atualmente, podemos encontrar filamentos reforçados que apresentam inúmeras características, entre elas a resistência química, a altas temperaturas, à tração, à tensão, ao desgaste e aos raios UV. Essas propriedades permitem que o material seja utilizado para a fabricação de móveis e estruturas para ambientes externos, peças para motores e para ferramentas industriais.
O Ultrafuse® PA6 GF30, disponível em nosso portfólio de soluções para manufatura aditiva, é um filamento de Poliamida reforçada com 30% de fibra de vidro, que possui excelente adesão entre camadas, proporcionado um ótimo acabamento superficial para o produto final. Além disso, as peças produzidas com esse material são extremamente leves e apresentam resistência química, à exposição solar (UV) e ao desgaste.
Quer saber mais sobre nosso portfólio de filamentos compostos? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.