Quais as vantagens e possibilidades de um filamento que possui alta rigidez?

Quais as vantagens e possibilidades de um filamento que possui alta rigidez?

A fabricação de peças impressas em 3D que precisam suportar tensões, deformações e interferências ambientais demandam a escolha de filamentos com propriedades adequadas à aplicação em que a peça será submetida.

 

Dentre as variadas propriedades que um filamento para manufatura aditiva pode apresentar, podemos considerar a rigidez - medida em Mega Pascal (Mpa), que é uma grandeza inversamente proporcional e definida como a medida da resistência que um polímero possui de suportar a deformação. Quanto maior a rigidez de um material, menor será a deformação apresentada.

 

Com essa propriedade, o filamento se torna ideal para a fabricação de componentes que sofrerão maior estresse, entre eles, os utilizados no setor automobilístico. Com a necessidade de resistir a batidas e compressões, as peças desenvolvidas com filamentos que possuem alta rigidez são ótimas para serem aplicadas em carcaças automotivas e componentes internos do motor.

 

Ultrafuse® PET CF15 é um exemplo de filamento de engenharia otimizado que permite ao usuário desenvolver novas aplicações para impressão 3D que possuam requisitos mais elevados. Uma das suas principais propriedades, a alta rigidez, confere ao filamento a possibilidade de ser amplamente indicado para aplicações industriais mais exigentes.

 

Acompanhe as nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.