Redução de custos com armazenagem, redução do tempo de transporte e de fabricação são exemplos de benefícios proporcionados pela manufatura aditiva às empresas que estão buscando otimizar seus processos de produção.
Duas das maiores vantagens da manufatura aditiva são: a customização em massa e a fabricação sob demanda. Com a tecnologia é possível desenvolver peças personalizadas, de forma econômica e ágil, atender problemas com estoque, logística e desperdício de materiais.
Outro aspecto interessante fornecido pela tecnologia é a produção de peças de recepção, que pode ser um grande aliado para empresas que operam eletrodomésticos, veículos e até as mesmas ferramentas.
Muitas empresas contam ainda com o estoque físico de peças para atender às necessidades do mercado de atendimento. O problema disso é que: se esses produtos não foram vendidos, eles se tornam obsoletos, representando um enorme desperdício para a empresa.
Um exemplo é a Jaguar, empresa de fabricação de automóveis, que está aproveitando o avanço da manufatura aditiva para produzir peças de retorno em 3D. Dessa forma a empresa consegue fabricar peças raras para carros mais antigos – tarefa que seria mais cara e mais complicada com os processos de fabricação tradicionais.
Quer saber mais sobre o mercado de impressão 3D? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.