Ultrapassando constantemente suas barreiras de entrada, a manufatura aditiva passou a ser uma ferramenta de diferenciação em qualquer setor. Técnicas de impressão 3D industriais são cada vez mais utilizadas pelo mercado, uma vez que grande parte da indústria já percebeu todo o seu potencial e busca por opções para reduzir custos e diminuir o tempo gasto na produção – além, claro, de minimizar significativamente possíveis falhas no processo produtivo.
A tecnologia utilizando a extrusão de material termoplástico é facilmente a técnica de impressão 3D mais comum – e reconhecível. Como mostra o gráfico do estudo anual realizado pela Sculpteo – empresa especializada em serviços de impressão 3D, as tecnologias FDM e SLS são as duas técnicas com maior percepção de custo-benefício quando comparadas as demais disponíveis no mercado. A FDM segue sendo considerada a mais promissora para prova de conceitos e protótipos - que são os principais objetivos dos usuários de impressão 3D que responderam à pesquisa conduzida pela empresa do grupo BASF FORWARD AM.
Além disso, os dados apresentados mostram que 81% dos entrevistados estão verdadeiramente satisfeitos com suas estratégias utilizando a impressão 3D, e consideram a produtividade e ganho de tempo em diversos processos um dos grandes benefícios ao introduzir esta tecnologia; eles também apontam isso como o principal divisor de águas para o crescimento e evolução deste mercado
.
Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado e informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.