Forte como metal e leve como plástico, compreenda como os filamentos compósitos estão revolucionando a fabricação de peças de alto desempenho.

Forte como metal e leve como plástico, compreenda como os filamentos compósitos estão revolucionando a fabricação de peças de alto desempenho.

Os filamentos reforçados com fibra de vidro ou carbono ganharam destaque no mercado por prometerem ao usuário de manufatura aditiva propriedades avançadas, como a resistência ao calor e ao desgaste, que serão utilizadas em aplicações industriais.


As fibras de vidro ou carbono, em seu estado puro, são consideradas cinco vezes mais fortes e duas vezes mais rígidas que o aço. Por esse motivo, elas são amplamente utilizadas na composição de outros materiais, como resinas e filamentos, concedendo a eles melhor desempenho, sem alterar significativamente sua densidade.


Os filamentos compostos possuem em sua fórmula dois tipos de materiais: a matriz e a garantia. A matriz é responsável pela estrutura do material, normalmente é um cerâmico, metal ou polímero. Já o reforço é responsável por destacar ainda mais as propriedades do material matriz.


Os filamentos de fibra de carbono utilizam como reforço o pó ou pequenas seções da fibra de carbono. O Ultrafuse® PET CF15, apresentado em nosso portfólio de soluções para manufatura aditiva, é ideal para a indústria automotiva e para aplicações em ambientes úmidos; ele possui em sua composição 15% de fibras de carbono que tornam as peças fabricadas em alta com esse material mais resistente a temperaturas e extremamente rígidas.


Já os filamentos revestidos com fibra de vidro apresentam como reforço microesferas de vidro, que aumentam a dureza e a resistência a resistência da peça final, ou fibras de vidro, que irão aumentar a resistência a tensão e tração.


O Ultrafuse® PP GF30, também disponível em nosso portfólio de filamentos para Impressão 3D, é composto por 30% de fibras de vidro, concedendo ao material baixa densidade, alta resistência UV e resistência a altas temperaturas. Esse material é indicado para a fabricação de peças para o setor de transporte ou produtos que ficavam expostos ao clima.


Quer saber mais sobre o mercado de impressão 3D? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.