Desenvolvimento de peças com alta resistência para a indústria automotiva e ambientes adversos.

Desenvolvimento de peças com alta resistência para a indústria automotiva e ambientes adversos.

Dentre os modelos de impressoras disponíveis para a fabricação de peças em 3D, a modelagem por deposição de material fundido (FDM - Fused Deposition Modeling) é a tecnologia mais utilizada e encontrada no mercado. O material recomendado para esse tipo de impressão é o filamento termoplástico, que é acondicionado em rolos e facilita o processo de derretimento e solidificação das peças.


Com o avanço das tecnologias, a manufatura aditiva apresentou ao mercado termoplásticos inovadores, com funções variadas, que buscam oferecer o melhor resultado em aplicações para múltiplos setores. Entre os materiais mais utilizados, podemos encontrar filamentos a base de ABS (Acrilonitrila Butadieno Estireno) e de ASA (Acrilato de Acrilonitrilo Estireno).


Os filamentos a base de ABS se caracterizam por apresentar alta dureza, resistência a produtos químicos, rigidez e estabilidade em temperaturas elevadas. Além disso, materiais em ABS são fáceis de trabalhar e aceitam tratamentos que contenham acetona e lixas.


O Ultrafuse® ASA, presente em nosso portfólio de soluções para impressão 3D de alto desempenho, é conhecido como um ABS avançado que traz  ao usuário benefícios extras como resistência a intempéries, resistência ao desgaste, longa vida útil e resistência UV.


A resistência aos raios UV, tenacidade e rigidez deste material o tornam ideal para imprimir em 3D luminárias e aparelhos externos sem perder suas propriedades ou cor. Considerando também a alta resistência térmica e a alta resistência química, este filamento é uma ótima escolha para aplicações em ambientes adversos.


Quer saber mais sobre nosso portfólio de filamentos compósitos? Acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das últimas notícias do mercado, informações sobre nossas tecnologias e suas aplicações.